Abertas as inscrições para a conferência
Terra em Foco 2026
A edição deste ano da conferência nacional de Observação da Terra realiza-se nos dias 17 e 18 de março, em Coimbra.
AED Cluster Portugal associa-se ao evento para promover sessões de networking.
Estão abertas as inscrições para o Terra em Foco 2026. A terceira edição da conferência nacional de Observação da Terra (OT), criada pela Agência Espacial Portuguesa e coorganizada com os parceiros locais, realiza-se a 17 e 18 de março, na Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra.
Com 81 candidaturas submetidas para a apresentação de comunicações orais e pósteres, mais 35 do que em 2024, a edição deste ano da conferência será a mais concorrida de sempre, num indicador claro do crescimento do evento e do dinamismo da comunidade nacional de OT. Criado em 2022, o Terra em Foco é um evento bienal que já passou por Évora e Braga, afirmando-se como o principal ponto de encontro da comunidade nacional de OT.
“O crescimento do Terra em Foco acompanha o crescente interesse pelas tecnologias espaciais e, em específico, pela produção científica na área da Observação da Terra”, considera Carolina Sá. A gestora dos programas de Observação da Terra da Agência Espacial Portuguesa sublinha o “aumento significativo” do número de comunicações submetidas por estudantes. “Apresentar um trabalho de investigação nesta conferência é uma grande oportunidade para quem ainda está a estudar. Aqui, não só podem interagir com os seus pares da academia, mas também conhecer as empresas nacionais e outras entidades que podem ter interesse prático na sua investigação e até encontrar oportunidades de recrutamento”, aponta.
As melhores apresentações orais e os melhores pósteres de estudantes serão premiados pela organização do evento, em categorias e de acordo com condições a serem divulgadas oportunamente. À semelhança de 2024, será ainda atribuído o Prémio Carreira, destinado a reconhecer indivíduos com um percurso de contributos relevantes para a área de OT em Portugal. A edição de 2024 distinguiu Ana Fonseca, ex-diretora da Unidade de Geodesia Aplicada do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC). O destinatário do Prémio Carreira 2026 será divulgado durante a conferência.
Além de promover a partilha de conhecimentos nas sessões plenárias, o Terra em Foco inclui sessões práticas e workshops. A conferência disponibiliza ainda stands gratuitos para empresas e instituições que queiram divulgar os seus produtos e serviços a um público especializado. A organização recebeu até agora cerca de uma dezena de manifestações de interesse para o uso do espaço expositivo, mantendo-se, ainda assim, a possibilidade de acomodar novas manifestações de interesse até ao limite de capacidade disponível.
AED junta-se ao Terra em Foco
A edição de 2026 do Terra em Foco inclui, pela primeira vez, uma componente estruturada de networking com o objetivo de reforçar a interação entre os participantes e a criação de oportunidades de negócio. Para esse efeito, após o registo na conferência, os participantes poderão inscrever-se no segmento componente de networking/matchmaking, criada na plataforma b2match, no âmbito de uma parceria entre a Agência Espacial Portuguesa e a AED Cluster Portugal. Este espaço digital permite propor e agendar reuniões bilaterais ao longo do Terra em Foco, facilitando a identificação de potenciais parceiros e de ligações relevantes, ajustados a cada perfil.
Durante o evento, existirá uma área reservada e dedicada a estas dinâmicas, estando a organização e a gestão da zona de reuniões de networking sob a responsabilidade da AED Cluster Portugal, que, pela primeira vez, se associa ao Terra em Foco.
Segundo o Diretor-Geral da AED, “a conferência Terra em Foco tem um papel determinante no desenvolvimento e consolidação do segmento do downstream em Portugal, em particular no setor estratégico da Observação da Terra”. “O seu contributo é claro: transformar dados em decisão e em soluções concretas para o território, a sustentabilidade e a economia, aproximando ciência, tecnologia e mercado”, considera Rui Santos. O Diretor-Geral da AED sublinha ainda que “a parceria entre a Agência Espacial Portuguesa e a AED Cluster Portugal reflete uma prioridade comum: mobilizar a indústria e o ecossistema nacional para acelerar a adoção de aplicações de Observação da Terra, criar escala e reforçar a participação portuguesa nas cadeias de valor e nos programas europeus. É com cooperação e ambição que continuamos a consolidar um ecossistema mais competitivo, inovador e internacional.”
A edição de 2026 do Terra em Foco conta com a colaboração da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra (FCTUC), do Centro de Competências de Informação Geoespacial (CGEO) da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, do Instituto Pedro Nunes (IPN) e da AED Cluster Portugal. Tem ainda o patrocínio da Development Seed.
Os registos gerais encerram a 2 de março. A participação no evento é gratuita, mas sujeita à capacidade das instalações da FCTUC. A agenda preliminar do evento já está disponível para consulta aqui.